quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Batique


  Batique
Antes do passo a passo, algumas informações sobre essa técnica:
Método manual de pintura sobre o tecido, originário da Indonésia. Técnica muito antiga, chegou à Europa pelos holandeses em suas expedições pelo continente Asiático. O processo consiste em cobrir áreas do tecido a serem trabalhadas com cera ou parafina; imergir o tecido em latões com tintas de cores variadas para o tingimento desejado de acordo com o desenho pretendido; retirar a cera ou parafina com água quente; lavar e passar. Este método tem muito mais história para contar!… Na década de 70, quase todos os jovens tinham no seu guarda-roupa uma peça do vestuário batique que poderia ser uma camiseta, uma saia, ou uma calça batique. Os anos foram passando e essas peças foram ficando esquecidas, mas agora estão voltando à moda junto a outra técnica de estamparia, muito utilizada na década de 60, o tye-die. Este outro método consiste em tingir pequenos segmentos do tecido, amarrando-os com linha, para evitar que a cor passe a essas partes, formando assim um padrão irregular de tingimento.
Material utilizado: 
· Uma camiseta branca de algodão
· Um tubinho de corante de roupas na cor de sua preferência
· Um rolo de barbante
· Um panelão ou caldeirão
· Uma colher de pau
· Água fervente para dissolver o corante
Como fazer:
1. Molhe a camiseta.
 
2. Se você quiser formar o desenho de um círculo, puxe um montinho de tecido e amarre com oito voltas bem juntinhas de barbante (são muitas voltas de barbante para que o desenho saia bem nítido); se você quiser fazer listras, enrole o tecido com muitas voltas de barbante, sempre bem juntas, deixando um espaço entre as amarras do tamanho que você preferir (pode ser em toda camiseta, apenas duas ou tres listras, ou somente nas mangas ou na barra da camiseta).
3. Dissolva o corante em 1 litro de água fervente e despeje-o no caldeirão com mais água quente, tomando cuidado para não se queimar.
4. Quando estiver fervendo, coloque a camiseta e mexa com a colher de pau durante meia hora.
5. Desligue o fogão e retire a camiseta do caldeirão e a coloque em uma bacia e a leve para o tanque.
6. Enxágue bastante.
7. Corte os pedaços de barbante com uma tesoura; enxágue mais duas vezes e ponha para secar no varal.
Está pronta sua camiseta!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário